quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Uma Aliança de Aprendizagem


Os Encontros do Curso ALFA com as cursistas, nas manhãs e tardes das quintas-feiras, foram momentos de superação, aprendizagem mútua, troca de experiências no trato das concepções discutidas, tais como: Variação Linguística, Texto, Leitura e Ensino de LP, Produção de Texto, além de momentos de recriação de conceitos e formas de trabalhar tais propostas em sala de aula.

Estive sempre muito motivada a buscar o máximo de informações, textos, estudos sobre os assuntos pertinentes e principalmente sugestões interessantes porque sentia uma grande receptividade das cursistas em absorver, acrescentar e crescer como profissionais e pessoas.

Sentia, a cada encontro, uma confirmação e satisfação imensa por ter decidido aceitar esse trabalho de tutoria este ano.

Encontrei nas minhas cursistas características que admiro muito: são profissionais comprometidas, ávidas por conhecimento e que sabem aproveitar as oportunidades oferecidas e que se comprometem efetivamente em fazer o seu trabalho da melhor forma possível.

Gostei particularmente, dos momentos em que compartilharam e reconheceram os trabalhos das colegas, quando demonstraram estar inteiradas dos assuntos dos fascículos, dos textos sugeridos por elas e da interação teoria e prática que conseguiram fazer muito bem e demonstrar com resultados de seus trabalhos em sala de aula.

É claro, que nem tudo foram "flores", nos deparamos com entraves em nossos caminhos, que atrapalharam o andamento de planejamentos e comprometeram, por vezes, o aprofundamento necessário de alguns assuntos. Mas, na maioria dos momentos, tirávamos tudo isso de "letra", nos adaptávamos as condições oferecidas e concluíamos da melhor forma possível o que havíamos inciado.

Várias vezes, eu falava em sala, "há pedras no meio do caminho e agora?", mas elas respondiam: "Vamos tirá-las, todas, juntas e nenhuma delas conseguirá nos deter".

E foi isso que nos trouxe até aqui...

A União, a Vontade, e a Determinação...

Muito Obrigada à todas as minhas cursistas, ás formadoras maravilhosas da EAPE e aos Professores da UnB. Foi essa aliança de cooperação, troca de experiências e conhecimentos que permeou todo o meu ano de 2008 e darão frutos, certamente, belos frutos, não só agora, como futuramente e em toda a minha vida profissional.
Erla Delane

Um comentário:

Dioney disse...

Temos mais um curso ALFA a gerenciar no próximo ano. Estaremos com ele no Maranhão e na Bahia. Sinta-se convidada por mim, coordenador dessa nova etapa do ALFA. Mas, em lugar de tutora, você será uma formadora. Parabéns pelo trabalho já realizado e seja bem-vinda a uma nova etapa.
Prof. Dioney