terça-feira, 19 de agosto de 2008

Memorial II_ Descobrindo o "meu" Livro.

Mas foi somente ao ler Cem Anos de Solidão que entendi pois," é só lendo despretensiosamente que se descobre o 'Seu livro'". Havia descoberto o meu livro aos 22 anos. Lia vorazmente e então senti necessidade de relê, mais do que ler. Reli a história dos Buéndia, e então vi que não era o mesmo Livro, havia mudado o sentido, então reli o surgimento de Macondo e me extasiei com o novo livro que descobri. Não me atentei, naquele momento, mas havia feito uma descoberta, que só hoje estou relatando nesse Memorial e na qual não teria pensando não fosse este, "reler é melhor que ler". Foram releituras que me ajudaram a descobrir que uma obra literária não está completa, ou seja, ela não está formada, está a espera de sentido, esse quem o dará é o leitor...

E nós, também estamos a espera de um sentindo, e esse, muitas vezes, vem na leitura de um bom livro...Respostas são encontradas...Novas formas de pensar a vida...

Relendo vejo um certo sentimentalismo, nesse Memorial, tentei modificar, mas não pude, perderia sua essência, minha essência, pode parecer patético, sei que às vezes sou, mas não encontrei palavras diferentes para exprimir minhas experiências pessoais com a leitura que me trouxeram até aqui.

Um comentário:

Josselita disse...

Concordo com você. Quando a gente relê, tem a sensação de que é outro livro. Na verdade, o livro é o mesmo, nós é que somos outra pessoa. Isto é fantástico! Podemos seguir neste redemoinho vida afora...
Amplexos,
Josselita.