quarta-feira, 1 de outubro de 2008

O Manejo da Palavra na Leitura e na Escrita

Um encontro encantador, fonte de inspiração às pessoas que o prestigiaram. Só mesmo essas palavras definem o que foi estar, na última quinta-feira, na Escola Parque, para assistir ao Encontro de Lucília Garcez e Margarida Patriota.
Elas trouxeram à tona suas experiências pessoais e pedagógicas sobre a importância da Leitura. Aqui, peço licença para parafrasear a Eliana Sarreta " Cada texto ocupa uma parte do corpo que temos". As escritoras compartilharam os seus processos de formação como leitoras, Lucília Garcez mostrou quão fundamental e determinante foi a "liberdade" que possuía para selecionar e acessar o que gostava de ler. A facilitação desse acesso livre à leitura, permeou suas lembranças e ajudou a torná-la uma leitora voraz. Margarida Patriota nos proporcionou o prazer de conhecer várias partes do mundo, sem saírmos do lugar. O seu contato com uma diversidade cultural existente na sua infância e adolescência, devido às sucessivas viagens de sua família, abriu sua experiência de leitora de outros mundos.
A importância da leitura efetiva foi o norte desse Encontro. O incentivo à leitura efetiva é primordial ao sucesso na escrita efetiva. É válido ressaltar que a prática de leitura deve estar próxima à prática da escrita. E que o exercício daquela, leva ao aperfeiçoamento desta.
Num país em que, segundo pesquisa IBOPE citada por Lucília Garcez, se lê 4 livros por ano, a defasagem no nível de leitura se explica estatisticamente e nos alerta para um grande problema constatado. É escasso o acesso do brasileiro a textos escritos!
O que nos faz levantar sérios questionamentos:
  • Onde origina-se essa falha?
  • Quais as consequências sociais desse problema?
  • Qual a responsabilidade da escola e do professor?
  • Quais as possíveis intermediações para a reversão desse quadro?

Aqui me retiro e deixo esses pontos para refletirmos e consequentemente produzirmos futuras e decisivas mudanças.

Erla Delane

Um comentário:

Dioney disse...

Parabéns pelo blog!
Parabéns por seu empenho!
Parabéns por sua superação!
Parabéns por aceitar desafios!
Um carinho e fraterno abraço!
Prof. Dioney